sábado, 23 de agosto de 2008

Anúncios na web: Publicidade ou marketing direto?

Uma coisa que eu acho errada(pra cabeça de um estudante de primeiro ano de publicidade parece errada pelo menos) é a utilização da web como a ferramenta marketing direto e pouco usada para "publicidade pura".

Utilizando a web como marketing direto é esperada uma resposta do usuário(por exemplo clicar em um banner), porém uma ação dessa só seria eficaz se você sabe exatamente quem é esse usuário (por exemplo: se ele estiver logado no site onde o banner está, e ele se logou nesse site a partir de um cadastro que permita o anunciante ter certeza que ele é o target). E não é isso que acontece em quase todos os anúncios feitos para web.

Por isso acredito que a web tenha que ser usada a priore para publicidade porque você pode ter uma pequena segmentação dependendo do site, mas geralmente não é possível saber quem é o usuário. Logo, o anúncio web poderia ser feito apenas para reforçar a marca e divulga-lá, não se preocupando com uma resposta imediata do usuário. Por exemplo um banner do Banco do Brasil escrito "Banco do Brasil: 200 anos fazendo o futuro" onde o anunciante (BB) não se preocupa necessariamente com o CTR(Taxa de Clique-Resposta por exposição de Banners) mas sim com a exibição constante do anúncio que estará posicionando a marca.

Os sites cobram apenas quando algum usuário clica no anúncio, fazendo com que os anunciantes aumentem o valor de marca sem pagar nada a mais por isso. Isso eu acho errado. As empresas passam uma mensagem de posicionamento, ela entra na cabeça do usuário, mas como ele está ocupado com outro assunto no momento, resolve não clicar no banner. O anunciante ganha e o site deixa de ganhar. No minímo estranho.

Por quê isso acontece?
Acredito que seja porque os sites não tenham força suficiente para cobrar mais dos anunciantes.
Será que uma união dos sites não ajudaria? A criação de uma Associação ou algo do tipo ajudaria?

Ou eu falei um monte de merda e sou uma pessoa muito desinformada? Se for o caso alguém me corrija porque sou apenas um estudante de publicidade escrevendo o que acredita a partir de algumas poucas fontes.

Ps.: Desculpem os erros de português mas nem tive tempo de revisar.

6 comentários:

Unknown disse...

Boaa Didio, boa iniciativa de abrir um blog.

Concordo com o que você disse, as empresas utilizam de maneira pensada os banners, é complicado, porque apesar de soar anti-ético, é algo legal. Acredito que a melhor maneira de todos sairem no lucro, ou ao menos o site ganhar um pouco mais, seria cobrar por períodos, 1 semana, 1 mes, 1 ano até, definindo valores que possam tanto suprir as necessidades dos criadores do site, quanto não pesar imensamente no bolso do anunciante.

Fica ai minha baboseira husahusahushu

aquele abraço, vou sempre dar uma passada aqui no blog! =D

Unknown disse...

Relendo parece que minha ideia não ficou muito clara, mas o principal seria, os sites cobrarem anuncios por periodos de tempo, cobrando o que acharem justo.
:D
abrassss

Unknown disse...

AH DIDIOS

Unknown disse...

Oi, meu nome é Gabriela Rockenbach, tmb sou estudante de PP e estou no último ano. Bom achei muito legal essa idéia de escrever oq vc pensa sobre a nossa futura profissão ehehe Mas não concordo com oq vc disse neste post e resolvi escrever, pois no final vc disse q poderiamos comentar…
Então, eu faço estágio na Opus, na parte de criação (redação) no setor de MKT Direto, e pelo q li acho q vc não entendeu direito, pois do jeito q vc fala parece q publicidade e mkt direto são coisas distintas… É mais ou menos assim: a criação na publicidade e dividida em duas partes, a propaganda e a parte da comunicação dirigida que é o mkt direto. A propaganda cria para as mídias outdoor (rádio, tv, mob. urbano, etc), já o mkt direto faz as criações para os mesmos clientes da propaganda, mas para as mídias indoor (mala direta, brindes promocionais, web, etc).
Nas agências a web é sim usada para a publicidade, porém quem faz as criações são os diretores de arte ou designers e redatores do mkt direto (comunicação dirigida). Dentro da web tem milhares de formas de veicular, como: e-mail mkt, hot sites, trilhões de formatos de banners e várias outras. Todas as formas podem ser ou não usadas para reforçar a marca, só depende d planejamento e a vontade do cliente para saber oq é melhor para a empresa.
Desculpa se pareci intrometida, mas só kis mostra a minha opinião e um poukinho do q sei ehehehehe Não sei se confundi mais a sua cabeça, mas não era a intenção.
Falou…

Giovanni Frazilli disse...

obrigado pelo comentário Gabi.

Você tirou algumas dúvidas que estavam na minha cabeça

Anônimo disse...

Olá Didio !!! Aki é o JUZADO...

Fica com DEUS !!!!!