sábado, 23 de agosto de 2008

Anúncios na web: Publicidade ou marketing direto?

Uma coisa que eu acho errada(pra cabeça de um estudante de primeiro ano de publicidade parece errada pelo menos) é a utilização da web como a ferramenta marketing direto e pouco usada para "publicidade pura".

Utilizando a web como marketing direto é esperada uma resposta do usuário(por exemplo clicar em um banner), porém uma ação dessa só seria eficaz se você sabe exatamente quem é esse usuário (por exemplo: se ele estiver logado no site onde o banner está, e ele se logou nesse site a partir de um cadastro que permita o anunciante ter certeza que ele é o target). E não é isso que acontece em quase todos os anúncios feitos para web.

Por isso acredito que a web tenha que ser usada a priore para publicidade porque você pode ter uma pequena segmentação dependendo do site, mas geralmente não é possível saber quem é o usuário. Logo, o anúncio web poderia ser feito apenas para reforçar a marca e divulga-lá, não se preocupando com uma resposta imediata do usuário. Por exemplo um banner do Banco do Brasil escrito "Banco do Brasil: 200 anos fazendo o futuro" onde o anunciante (BB) não se preocupa necessariamente com o CTR(Taxa de Clique-Resposta por exposição de Banners) mas sim com a exibição constante do anúncio que estará posicionando a marca.

Os sites cobram apenas quando algum usuário clica no anúncio, fazendo com que os anunciantes aumentem o valor de marca sem pagar nada a mais por isso. Isso eu acho errado. As empresas passam uma mensagem de posicionamento, ela entra na cabeça do usuário, mas como ele está ocupado com outro assunto no momento, resolve não clicar no banner. O anunciante ganha e o site deixa de ganhar. No minímo estranho.

Por quê isso acontece?
Acredito que seja porque os sites não tenham força suficiente para cobrar mais dos anunciantes.
Será que uma união dos sites não ajudaria? A criação de uma Associação ou algo do tipo ajudaria?

Ou eu falei um monte de merda e sou uma pessoa muito desinformada? Se for o caso alguém me corrija porque sou apenas um estudante de publicidade escrevendo o que acredita a partir de algumas poucas fontes.

Ps.: Desculpem os erros de português mas nem tive tempo de revisar.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Anúncios (I)relevantes??
















Chega a ser engraçado a irrelevância dos anúncios da Google. É interessante ver como alguns deles não tem nada a ver com o site em que esta publicado. Mas não é só isso que me intriga nesses anúncios.
O que eu acho estranho é o retrocesso desse tipo de publicidade, porque muitas vezes não possui qualquer tipo de persuasão ou atrativo.
Até entendo a posição google ao padronizar um layout limpo para não interferir ao site(lembrando muito anúncios classificados de jornais).
Já a posição dos anunciantes ao colocarem anúncios simplesmente informativos e sem um título atrativo foge muito do comum.
Será esse o futuro da publicidade? Ou apenas um descaso dos anunciantes que não percebem o poder da divulgação na internet?